(11) 4109 1662 | 9 4751 5276

Veja algumas dicas de segurança

  • A HG Coifas é uma empresa especializada em Limpeza Técnica de Coifas e sistema de exaustão industrial e comercial, onde nossos serviços são executados cumprindo as normas de qualidade e segurança exigidas pelos nossos clientes.

  • (11) 4109 1662
  • (11) 9 4751 5276

  • Solicite orçamento
Antes e depois

 

Não deixe os seus equipamentos ficarem neste estado chame um profissional especializado.

 

 

 

 

 

Como apagar fogo em óleo de cozinha

 

1. Segurança em primeiro lugar: Caso o fogo esteja controlável, você poderá tentar apagá-lo por conta própria, mas, se já houver se espalhado por outras partes da cozinha, retire todos os residentes e acione a emergência. Não queira bancar o herói, colocando a vida de todos em risco.
2. Desligue o queimador do fogão: Não tente mover a panela, pois pode fazer com que o óleo respingue em você ou na cozinha. Caso o fogo esteja incontrolável e você acha que ainda dá tempo de apagá-lo, vista luvas de cozinha para proteger a pele;
3. Coloque uma tampa sobre a panela: A princípio, é necessário remover a fonte de oxigênio que mantém o fogo aceso. Coloque a tampa sobre a panela, utilizando luvas de cozinha. A tampa fará com que o incêndio consuma rapidamente o oxigênio e se extingua;
4. Use um extintor de incêndio classe K: São adequados para incêndios em cozinhas e fritadeiras causados por óleos vegetais, gorduras animais ou aparelhos de cozinha. Extintores dessa classe possuem um agente químico úmido (saponificante) utilizado especialmente para tais fins;

 



Limpeza de coifas

 

As coifas e os dutos de exaustão em cozinhas industriais devem receber uma limpeza periódica a fim de se evitar o acúmulo de gordura em seu interior.
O acúmulo de gordura pode causar vários transtornos que vão desde a contaminação de alimentos a explosões. Coifas com excesso de gordura podem gotejar a gordura de volta para a área de cocção contaminando alimentos. Outro risco oferecido pela má manutenção das coifas é o acúmulo de gordura e gases em seu interior podendo causar explosões e incêndios.
É necessário que a coifa e seus dutos recebam limpezas periódicas aplicando-se produtos removedores de gordura. Após a aplicação dos removedores deve-se fazer a raspagem interna eliminando todo o excesso de gordura. Em casos mais extremos há a necessidade da desmontagem de algumas partes do duto para uma limpeza mas eficiente.
É recomendado que a limpeza das coifas e dutos sejam feitas a cada 3 meses. É importante também a utilização de equipamentos de proteção individual para as pessoas encarregadas pela limpeza como luvas, óculos e máscaras de proteção. Como os produtos utilizados para tal tarefa são extremamente fortes e intoxicantes tais equipamentos são indispensáveis para se evitar a queima das mãos, contato com os olhos e a inalação dos gases produzidos durante a limpeza.
Há no mercado empresas especializadas na limpeza destes equipamentos. A vantagem na contratação destas empresas está na segurança, eficiência e agilidade,



Risco à saúde

 

A Organização Mundial da Saúde aponta a contaminação alimentar como uma das maiores causas de doenças como intoxicação e infecção e internações hospitalares em todo mundo. Os grandes vetores de contaminação dos alimentos são os utensílios e equipamentos de cozinhas. A qualidade ambiental das cozinhas, principalmente de restaurantes, hospitais, escolas, fábricas e indústrias, pode ser controlada através de procedimentos como a higienização, descontaminação e limpeza de coifas, dutos, grelhas e exaustores.
As coifas são geralmente postas em cima dos fogões, sugando o ar, filtrando-o e expelindo para fora por meio de dutos instalados na cozinha, podendo ter saída pelo teto, forro ou parede. No sistema de exaustão de fogões industriais formam-se incrustações provocadas por particulados de gordura, névoas de óleo, fumaça, vapor de água, gases de combustão poluentes e outras substâncias. A falta de manutenção preventiva do sistema de exaustão pode provocar doenças pela exposição continuada das pessoas que operam em cozinhas industriais. O recomendado é realizar a limpeza de coifa e dos outros componentes a cada três meses.
Outro risco oferecido pela falta de limpeza de coifa e de todo sistema de exaustão é o acúmulo de gordura e gases em seu interior, que podem causar explosões e incêndios. Infelizmente, a ocorrência de casos é cada vez mais frequente, principalmente em shoppings, praças de alimentação e redes de fast food. Muitas vezes, quando não são controlados logo no início, os incêndios se propagam e podem vir a comprometer as edificações no todo ou em partes e colocar em risco milhares de pessoas. Por isso é importante estar sempre atento a manutenção do sistema de exaustão, principalmente em relação a limpeza de coifa.
É importante contar com ajuda profissional para o serviço de limpeza de coifa. Empresas especializadas nesse trabalho realizam a limpeza por meio de hidrojateamento e/ou manualmente com uso de fibras vegetais e aplicação de produto desengordurante de alta performance de acordo com as normas específicas. É o caso da HG COIFAS, empresa que conta com técnicos habilitados e certificados para a higienização e limpeza do sistema de exaustão (dutos, coifas e exaustores), emitindo laudo técnico de acordo com as normas da Anvisa.



Risco de Acúmulo de Gordura em Coifas


 

Um restaurante localizado no Centro de Vitória pegou fogo, segundo informou o Corpo de Bombeiros. Funcionários do estabelecimento contaram que as chamas tiveram início na churrasqueira e, em poucos minutos, a fumaça tomou conta do local. Quando os bombeiros chegaram ao restaurante, o incêndio já havia sido controlado e ninguém ficou ferido.

“É porque tem muita gordura nas paredes da churrasqueira, aí teve início o incêndio. Eu e o gerente tentamos apagar o incêndio com água, mas fugiu do nosso controle e, então, aconteceu o que aconteceu”, disse o churrasqueiro Gilmar Gomes.

Uma cozinheira que trabalha no local contou que a fumaça tomou conta do espaço rapidamente. “A menina de baixo começou a gritar e falou que era muito fogo, muito fogo. Aí, nós descemos correndo, só que a fumaça já tampava o restaurante inteiro. E eles estavam tentando apagar”, contou Rosinete Abreu.

“Quando nós chegamos ao local, populares já haviam feito a extinção do incêndio”, disse o sargento Daniel, do Corpo de Bombeiros. Segundo ele, a gordura do local pode ter causado o fogo. “Um dos indicativos talvez seja o acúmulo de gordura no sistema de coifa. Quando a gordura comestível acumula uma grande carga de calor, ela incendeia, comprometendo esse sistema”, explicou.

• Aproveite e faça a manutenção preventiva da sua coifa com a HG Coifas. Emitimos um laudo fotográfico e também um RRT ( Registro de Responsabilidade Técnica ) conforme exigência da ANVISA RDC nº 216






Riscos do acúmulo de gordura e óleo

 

Assista a série de vídeos que selecionamos para você conhecer os riscos do acumulo da gordura e óleo nos dutos e coifas.






Limpeza do Sistema de Exaustão de Cozinhas Industriais;
Troca e instalação de exaustores industriais do tipo axial;
Limpeza do Sistema de Filtro Eletroestático;
Limpeza em Equipamentos Industriais;

A HG Coifas é uma empresa especializada em Limpeza Técnica de Coifas e sistema de exaustão industrial e comercial, onde nossos serviços são executados cumprindo as normas de qualidade e segurança.

A HG Coifas possui a certificação NR33 Para se trabalhar em espaços confinados.
Temos também a certificação NR 35.
Somos capacitados para trabalhos em altura.

Telefones
11 4109-1662
11 9 4751-5276

Entre em contato e solicite seu orçamento!

HG

Soluções em Sistemas de Exaustão

Somos uma empresa especializada em Limpeza Técnica de Coifas e sistema de exaustão industrial e comercial, onde nossos serviços são executados cumprindo as normas de qualidade e segurança exigidas pelos nossos clientes.

Contato

  • contato@hgcoifas.com.br
  • (11) 4109-1662
  • (11) 9 4751-5276
  • Solicite um orçamento